segunda-feira, 1 de julho de 2013

Carta para Leticia

Belo Horizonte, 25 de março de 2011




Você deve estar achando estranho eu te escrevendo assim, ne? E eu também... Há alguns anos eu não escrevo um carta pra ninguém. Digital então, acho que é a primeira.

Bem, não sei por onde começar direito, mas antes de tudo queria dizer que, vejo muito de mim em você.  E antes que você saia correndo para mostrar essa carta pra Isabela, não faça isso. Vai parecer que eu gosto mais de você que dela, e não é isso. Apenas vejo em você o que eu era. Sei lá... 14 anos era uma fase muito boa da minha vida que eu soube aproveitar pouco. Quando temos essa idade nosso pensamento é muito inocente para entender e viver certas coisas. E eu estou muito feliz em fazer parte da sua vida nessa fase. Lembro do meu aniversario de 14 anos como se fosse hoje e ainda tenho muitos presentes que ganhei nesse dia. Os amigos já não são os mesmos. Alguns poucos é que realmente ficam na nossa vida, aguentando quem é agente é de verdade.

Amigos são mais importantes do que a gente pensa, sabia? E eu não imaginava que, dos 14 aos 20 anos, eles seriam tão fundamentais na minha vida. Talvez seja pensando em muito deles que eu estou te escrevendo agora. Os meus amigos são como a família que eu pude escolher. Eles estão comigo pra tudo e, mesmo tomando as decisões erradas, eles continuam comigo, entendendo que tudo só foi uma fase. Amigo é que fica do nosso lado quando alguém se vai para sempre, quando terminamos aquele namoro que julgamos ser eterno, que passa o dia mandando currículo quando a gente perde o emprego e vira a noite junto pra fazer um trabalho. Acho que eles estão acima de muitas pessoas e a eles eu tenho uma lealdade fora do comum. Eles merecem todo esse cuidado por que eles são quem cuidam da gente.
Lealdade é diferente de fidelidade sabia? Na sua idade, se eu já entendesse isso, eu teria poupado alguns montes de lágrimas. Mas a gente so aprende isso com o tempo mesmo. Nem adianta ninguém falar nada. Acho que poucas coisas realmente aprendemos com os outros falando, mesmo que o outro seja a nossa mãe que, em 99% das vezes, estão certas. Mas a gente precisa viver sabe? Viver para aprender. E não repetir os mesmo erros.

Voce esta naquela fase que arrumar a casa é um saco, adulto é tudo chato, de querer sair com os amigos, de apaixonar como se esse namoro fosse pra sempre. Talvez você esteja até certa, mas em outro tempo você vai pensar em como a sua independência é importante, como os adultos tem razão (pois tem experiencia), como vou administrar meu tempo para ver meus amigos e será que eu realmente dividiria minha vida com alguém?

Olha... eu queria muito ver você trabalhando com o que gosta. Ontem fui num debate da faculdade e um jornalista disse que o importante é fazer o que gosta e não podemos dar desculpa para ser infeliz.  Queria também que essas suas amigas atuais sejam aquelas que vocês vão comemorar os anos juntas e dar muitas risadas quando os problemas passarem. Eu tenho uma amiga assim. Ela é a pessoa mais importante que eu tenho hoje.

Ah, estuda bastante. Independente da carreira que você vai querer seguir, estudar é muito bom. Quando a gente começa a estudar exatamente aquilo que gostamos então, você percebe que todos os anos de escola valeram a pena. E a gente vai dar razão a certas palavras de alguns professores. E quando a gente perceber a razão que eles tem, nem vamos mais saber encontrá-los para dar um abraço.
A família também é uma coisa estranha. Acontece o que acontecer, são eles que estão sempre do nosso lado. Pode perceber que, a família inteira pode ficar sem conversar, mas se acontece alguma coisa com alguém, todo mundo está junto. A convivência é mesmo desgastante, mas só eles nos amam exatamente como a gente é, sem precisar exigir mudanças. E longe deles a gente não deve ficar. Hoje, com a minha prima do meu lado, lembro de todas as brigas que tivemos e atualmente ela é uma das melhores amigas que eu tenho para contar os segredos que ninguém pode saber. Familia é saber perdoar, é amar intensamente, é dividir e somar. E mãe é sempre um ser superior a todos. Só ela fica do nosso lado sempre, esquecendo ate dos proprios problemas. E acredite, ela sempre tem razão e saberá te mostrar o que é melhor para você. Acho que mãe quer o nosso bem, ate mais que nós mesmas.

Bem, depois disso tudo acho que é hora de explicar a razão deste ‘’testamento’’ ne?

Resolvi que é hora de parar de sofrer, sabe? Tem coisas que a gente perdoa, mas a nosso coração fica quebradinho, como se um dos cacos tivessem se perdido na tentativa de colar tudo de novo.  A gente não sabe quando tempo tem para viver e viver é bom demais para ficar derramando litros de lágrimas diários. E eu derramei muitas, sabe? Algumas pessoas mereciam, mas outras não. E eu gosto muito da sua família. Com todos os defeitos e peculiaridades, gosto de cada um do jeito que é. Tentei entender muita coisa, mas tem coisas que não se explica. Eu gosto da Bernadete de um tanto que ninguém pode imaginar. Apesar de a Mariana ficar repetindo uns nomes que não quero ouvir, eu via nela a filha que eu acho que não quero mais ter. Em poucos lugares realmente vamos nos sentir feliz. E perto de vocês eu sentia.  Isso mesmo, sentia. Por que fazer planos a longo prazo esta me fazendo mal. São planos só meus que eu não tenho com quem dividir.

E sabe aquelas cenas de filme? O friozinho na barriga, os sininhos batendo, as forças das pernas sumindo? É...isso existe. Eu senti uma única vez. Mas dependendo de como levamos isso, pode nos fazer muito mal. E eu não soube levar e hoje  o friozinho na barriga virou angustia, os sininhos se tornaram insegurança e as forças das pernas desapareçam completamente, quase que mandando eu desistir. Gostar de alguém é tão bom, mas quando não gostam da gente é tão ruim. E não tem muito que se fazer com elação a isso. Ou as pessoas se gostam e se respeitam ou não funciona estar perto.

E agora eu estou desistindo sabe? Uns entendem isso como covardia, como fraqueza. Eu vejo que, as vezes precisamos desistir de uma coisa para dar espaço e conquistar outras. E eu quero ser amada, sabe? Quero alguém que me respeita e que me entende, mesmo que minha vida seja cheia de problemas e meu passado me condene. Eu quero sentir por alguém a mesma quantidade que sinto por ele. Nem mais nem menos, mas equilibrado, com a cabeça no lugar e os pés no chão. Talvez eu nunca encontre. Talvez eu tenha encontrado e deixado para traz para viver outras coisas ou talvez um dia poderia existir a possibilidade desses sentimentos brotarem se eu continuasse a lutar. Mas eu cansei de lutar por uma coisa que me machuca. E anda doendo muito. Anda matando de dentro para fora a pessoa amável que eu sempre fui. Está se criando dentro de mim uns sentimentos muito ruins e, eu tenho medo de descontar isso em alguém que não tem culpa dos meus problemas. E problemas são muitos. Nem consigo ver a minha vida sem o desafio diário, mas alguns a gente pode evitar.

E é isso. Estou desistindo do Mauricio. A pessoa que eu amei intensamente com todas as forças possíveis e imanáveis. Mas cansei de sofrer. Cansei de tentar fazer ele sentir por mim algo que ele não é capaz de sentir por uma pessoa só. E talvez ele encontre alguém que aceite tudo assim, que finja não perceber certas coisas. Mas eu não consigo. Não quero. E agora eu preciso por um ponto final, antes que eu acabe e perca todas as pessoas que me amam. Quero muito que alguém o faça feliz como ele me fez. Mas o que eu poderia fazer eu já fiz.
Ai eu vou sumir um pouco pra respirar o ar puro que eu não sentia, fechada nessa bolha que eu achava ser amor das duas partes. Preciso parar de conversar com vocês. Ficar vendo vocês crescerem e não poder estar por perto, só vai me fazer sofrer ainda mais. E eu sei que tem muitas pessoas para cuidarem de você. Todo mundo ai sabe se cuidar. A gente sempre sabe se cuidar.

Por mim, os nossos passeios no parque, os planos de ir em shows, os vídeos que eu vou fazer pra Bela pode até acontecer. Mas não por agora. Agora eu preciso de um tempo pra perdoar, juntar meus cacos e voltar a ser a pessoa alegre que eu fui um dia. Eu espero ser só um tempo curto. Espero um dia poder conversar com vocês de novo como se vocês não fossem da família do Mauricio. Mas agora doe demais.
Mas saiba que, qualquer coisa que acontecer, eu estou aqui. Não na internet. Mas estou aqui para quando precisarem conversar. Na internet é melhor apagar tudo para não ficar me lembrando alguém. Desculpa, mas eu preciso fazer isso. Mas se eu sumir de verdade e, daqui anos vocês precisarem de mim, podem me procurar. Eu nunca vou dar as costas pra vocês e nunca negaria nenhum pedido. Só preciso de tempo pra mim. E eu espero que esse tempo não seja breve.

Bem... já escrevi muito.

Se cuida mocinha!
Beijos.


Camila Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário